Quando inventamos de nos publicar de forma independente, encontramos barreiras a deixar o nosso trabalho em pé de igualdade com qualquer outro trabalhado comercial. Isto é, portanto, um desafio que nos atinge.
A capa se tornar, entre os vários passos postados anteriormente, um dos principais atrativos a um bom livro. Procure rever sua memória e pense em quantos livros você pegou para ler somente por que lhe atraiu pela capa.
A capa é sem dúvida alguma, a isca que atrai os leitores para o primeiro contato com o seu livro numa livraria física. O mesmo já não pode ser aplicado em sua totalidade aos e-books.
A capa não pode ser algo feito nas coxas e tão pouco algo feito sem esmero como de menor importância. Atente que a capa constitui um complemento essencial a qualquer conteúdo escrito. Por mais que seu texto (o conteúdo interno de seu livro) seja muito bom, pode vir a ser desacreditado pela falta de um mínimo de esmero na confecção de uma capa.
A confecção de uma capa deve obedecer alguns parâmetros:
1º) Coerência: a capa deve explicar bem o conteúdo;
2º) Profissionalismo: a capa deve ser feita por quem entende;
3º) Identidade: a capa deve ter uma identidade definida, fazendo com que ela seja única.
Em muitas capas, até profissionais, existe um descompasso entre ela e o conteúdo interno. Já peguei capas que não faziam o menor sentido quando se lia o conteúdo. O que adianta uma bela capa desconectada do seu interior?
Outras capas, por sua vez, são feitas de qualquer forma, sem esmero técnico. Contrate um profissional de design de capas! Tome cuidado para que sua capa seja única, crie um selo próprio (fictício), não permita que alguém possa ver a sua capa e falar que já tinha visto uma capa super parecida, a não ser que isto seja proposital.
Você encontra profissionais que fazem este serviço aos montes na internet, tem profissionais freelances, agências, etc. No site www.profissionaisdolivro.com.br você encontra boas opções também. Pesquise no google que você encontra muitos. Eu, pessoalmente, tenho mais facilidade de lidar com profissionais fisicamente para ter um melhor resultado. Ultimamente, tenho uma parceria com o design e ilustrador Gustavo Rosa, que é um ótimo profissional e é competentíssimo.
A contracapa, por sua vez, trata-se da primeira folha posterior à capa. Nela aparecem geralmente apenas o título do livro exatamente disposto como na capa, inclusive no mesmo estilo preferencialmente.
As orelhas da capa constituem um espaço destinado a uma sinopse do livro e a dados do autor. Pegue um livro que tenha uma, veja o que fizeram e faça parecido. Não tem segredo. Lembre-se que as orelhas são produzidas juntamente com a capa, fazem parte do mesmo arquivo. Por isto, escreva o texto dela, antes de solicitar a confecção da capa.
Ao fim, terás um bom conjunto da obra: capa, contracapa e orelhas adequadas.
Espero ter ajudado nesta seara. Até o próximo post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário