Na sequência de postagens relativas aos 8 passos descritos como orientadores para autores independentes e/ou novatos, segue hoje o passo segundo.
Após a leitura crítica, este passo é crucial para apurar o texto até agora construído. Todo o trabalho, caro escritor, realizado até agora em seu editor de texto (word) deve ser submetido a uma rigorosa revisão com intuito de encontrar erros gramaticais (concordâncias, semântica, morfossintaxe, etc.) e ortográfico (principalmente os relativos à nova ortografia).
A revisão gramatical e ortográfica podem ser definidas como sendo: autorrevisão, primeira-prova e profissional.
AUTORREVISÃO
A autorrevisão ortográfica e gramatical é feita pelo próprio autor e é a primeira.
Lembre-se que o seu texto passou por uma leitura crítica, recebeu algum tipo de modificação. Então precisa ser revisto novamente para retirar erros. Mas, agora o trabalho é mais simples e se concentra nas modificações.
PRIMEIRA-PROVA
É aquela feita posterior à revisão por um leitor amigo, parente, conhecido, sem pretensão de exatidão.
PROFISSIONAL
É a revisão gramatical e ortográfica feita por um profissional com formação em letras e/ou especialização em revisão textual. É uma revisão mais apurada.
Onde se encontra um profissional destes?
A internet está repleta de pessoas que oferecem seus serviços. A própria Clube de Autores possui em sua página de profissionais uma série deles.
Quanto custa?
O valor cobrado varia de R$ 2,00 a $10,00 por lauda, ou seja, quanto maior for o número de laudas, mas caro ficará para realizar o serviço.
A contratação de um serviço de revisão não é obrigatório, mas recomendável. Um texto bem apresentado, sem erros gramaticais e ortográficos visíveis dará uma caráter profissional ao livro, de forma que, a história ali contada será melhor compreendida pelo leitor.
Espero que tenha ajudado.
Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário