sábado, 2 de junho de 2018

Um bom livro


Quando se pensa em livro, vem a memória um objeto repleto de folhas de papel com uma capa produzida ou não, com algo escrito dentro.

Essa ideia, por sua vez, traz consigo alguns problemas ao autor independente, que podem ir da má edição de um bom conteúdo por ele produzido até um descompasso entre o conteúdo e o objeto mostrado ao leitor.

Eu sou um entusiasta das plataformas de publicação on-demand, como é o caso da brasileira Clube de Autores, mas ao observar vários títulos ali expostos, percebi que de 100 oferecidos, pouco menos de 15% já inauguraram as vendas, e destes, sabe-se lá quantos foram adquiridos pelo próprio autor. Isto implica que boa parte do conteúdo ali apresentado não é vendável à maioria dos leitores.

Procurei então analisar uma amostra de livros expostos por meio da visualização das páginas disponíveis para apreciação do conteúdo, procurando resposta a um provável insucesso das obras. Nesta pesquisa comecei a notar um padrão comportamental com relação a edição do conteúdo desejado.

Alguns autores se preocuparam em providenciar uma capa bem produzida, mas a maioria não se preocupou com isto. Porém, estes mesmos autores que acertaram nas capas, erraram feio na diagramação caseira de suas obras, quando o certo é terem investido em diagramação profissional do texto.

É sensível que muitos autores independentes arrolados no Clube de Autores queiram apenas ter o prazer de ter uma obra sua publicada, porém creio que até para isto exige-se um mínimo de qualidade e preocupação.

Obviamente o custo de se produzir um trabalho em qualidade mínima é mais alto, porém creio que o resultado seja compensatório. Todo verdadeiro escritor sonha em ter seus livros em pratilheiras das livrarias físicas e onlines de todo o país, porém sem profissionalismo existem parcas ou nenhuma possibilidade de que isto venha a acontecer.

Decidi, portanto, com este blog, tentar transmitir os conhecimentos que possuo sobre o assunto, de maneira a ajudar os demais autores independentes que não possuem muita habilidade com os aspectos técnicos da edição de um livro.

Ao longo de cada postagem procurarei criar uma série que torne claro os passos e o que deve ser feito para alcançar um nível profissional de edição de uma obra.

Abraços e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário